Oi, pessoal! Meu nome é Andréa, sou apaixonada por maquiagem e fui convidada pela Ju para escrever sobre beleza pra vocês. Minhas postagens serão cheias de dicas e tutoriais para ajudá-las a ficar ainda mais bonitas.

Andrea Ribeiro

Como estamos neste verão maravilhoso, com altas temperaturas, principalmente aqui no Rio de Janeiro, escolhi abrir o primeiro post com algumas dicas de produtos para pele oleosa, pois sei que muita gente sofre com isso nessa época do ano. Minha pele é mista e não costuma me dar muitos problemas, mas com o calor que está fazendo sei bem o quanto é difícil manter o carão digno até o fim do dia.
Vamos lá!
Dicas gerais:
  • Tente usar sempre pincéis para a aplicação da maquiagem, para evitar que a oleosidade e o calor da mão acabem atrapalhando. Se você não gosta de usar pincéis e prefere as mãos, lave-as bem antes de começar

pinceis-maquiagem

  • Evite também passar a mão no rosto durante o dia. É difícil quando a gente está suando, mas tente sempre secar o suor com um lenço de papel (só encostando, sem esfregar) ou até mesmo com papel higiênico ou papel toalha. Sem esfregar!
  • Tenha sempre lencinhos anti-brilho ou “blotting paper”, papeis próprios para tirar a oleosidade da pele. Para usar é só encostar na pele e ele suga boa parte da oleosidade. Costumo usar os da Clean & Clear e da NYX.   

blotting-paper-clean&clear-nyx

Preparação de pele
É chato? É. Dá preguiça? Dá. Mas faz diferença? Muita!
Limpar, tonificar e hidratar a pele é essencial e vai ajudar muito a segurar a make ao longo do dia, além de ser fundamental para manter a saúde da pele.
Quem tem pele oleosa normalmente morre de medo de hidratante. Acha que vai piorar, que vai ficar com a pele melecada… Eu também pensava assim, mas depois de procurar e testar produtos específicos para pele oleosa vi que funciona muito bem e faz diferença na maquiagem. Eu tenho usado o Dramatically Different Moisturizing Gel da Clinique

clinique-dramatically-different-moisturising-gel

Feito isso, é hora do primer. Ele vai ajudar a segurar a oleosidade da pele, prepará-la para receber a base e dar mais durabilidade à maquiagem.
Maquiagem:
Para a pele, a principal dica é usar produtos com acabamento matte, que sejam próprios para pele oleosa e, preferencialmente, de longa duração, para aguentar o calor. Eu prefiro usar bases líquidas, tenho 2 muito queridinhas e 1 que eu gosto:
Revlon Colorstay – É a que funciona melhor para mim nessa situação. Finalmente está sendo vendida no Brasil, mas apenas em 4 tonalidades. Até quando as marcas vão fazer isso com a gente? Ela é a que eu tenho usado mais durante esses dias de Rio de Janeiro subsaariano. Fica super sequinha, praticamente não a sinto na pele e tem uma cobertura muito boa. Eu nem passo pó para finalizar quando uso essa base.

base-Revlon-Colorstay

Maybelline SuperStay 24h – Outra base de longa duração que seca completamente na pele, não transfere e dura bem o dia todo. O dia todo para mim é umas 12-15h, nunca testei ficar 24 horas com ela e não acredito que alguém realmente precise disso, mas vale a observação, né? A minha acabou e preciso providenciar outra urgente! Também dispenso o uso do pó compacto quando estou com ela.

base-Maybelline-SuperStay-24h

L’Óreal Magic Nude Liquid Powder – Essa base é realmente bem líquida, quase água. Ela seca rápido e fica com aspecto aveludado como se fosse em pó. A cobertura é bem leve, funciona mais para dar uma uniformizada na pele, mas sem esconder muito as imperfeições. Gosto bastante dela para quando estou atrasada e uso até sem primer. Ela segura bem ao longo do dia mas não é igual as de longa duração e precisa de um retoque com pó compacto durante o dia. Ela não é vendida oficialmente no Brasil mas é fácil de achar em algumas lojinhas online.
base-L’Óreal-MagicNudeLiquidPowderPara o corretivo, a dica é a mesma: usar produtos mais sequinhos, de longa duração. O melhor que já usei, que dura muito em pele oleosa e no calor é o Pro Longwear da MAC.

Corretivo-mac-pro-long-wear-concealer

Para quem também sofre com oleosidade na área das pálpebras, o uso de primer para sombras é essencial. Eu gosto do primer da Make B, que apesar de não ser fantástico, é uma boa opção para o dia a dia. Outra opção muito boa, porém cara, é o Stay Don’t Stray da Benefit. Quando minha maquiagem precisa durar o dia inteiro eu também evito usar delineador ou lápis muito cremoso porque acaba borrando muito.
primer-olhos-MakeB-BenefitFiz algumas fotos com 2 bases para vocês terem uma ideia melhor de como elas ficam no fim do dia.
Make 1: Base Revlon ColorStay
Não usei pó compacto nem os lencinhos anti-brilho para poderem ver como ela fica apenas com a preparação de pele e primer. Apenas a testa tem um pouco mais de brilho, mas quase nada!
Nos olhos usei a sombra cremosa Color Tattoo da Maybelline, que também tem ótima durabilidade.

make1-Andrea_1

 08:00h                                                                              20:00h

make1-Andrea_2  08:00h                                                                              20:00h

Make 2: Base L’Óreal Magic Nude Liquid Powder
Também passei apenas a base, sem utilizar pó compacto para finalização ou retoques para verem como fica. Dá para perceber que a testa e o nariz estão mais brilhosos, mas eu defendo a base porque com esses pequenos retoques ela perderia o brilho e aguentaria mais tempo.

make2-Andrea  08:00h                                                                              20:00h

E aí, gostaram? Me contem nos comentários quais são as técnicas mais usadas por vocês para sobreviver ao calor com dignidade e glamour. 
Se quiserem acompanhar minhas maquiagens e otras cositas más, me sigam no instagram (@dreacosta). Será um prazer!