O post de hoje é especial para o carnaval! Fiz 2 tutoriais de maquiagens que usei em outros carnavais e que muitas pessoas já me perguntaram como eu fiz. Elas não são difíceis de fazer e provavelmente você já tem tudo o que precisa em casa. 🙂
Pop Art (inspirada nos quadros de Roy Lichtenstein)
Eu AMO fazer esse tipo de maquiagem! É super simples de fazer e fica um efeito muito legal, fora que é bem provável que você já tenha tudo o que precisa em casa.
Você vai precisar de:
 Lápis branco ou vermelho para fazer os pontinhos (caso não tenha, pode usar um batom vermelho e fazer as bolinhas com pincel. Talvez funcione com cotonete, mas não tentei.)
 Lápis ou delineador preto para os traços,
 Batom vermelho ou rosa,
 Lápis ou tinta facial branca para fazer o reflexo na boca,
 Uma sombra com cor vibrante,
 Máscara para cílios.
 A peruca é opcional, mas faz uma boa diferença no look final! A minha eu comprei no camelô por uns 15 reais.
Vamos ao passo a passo!
1. Com a pele já feita com base e corretivo, comece aplicando a sombra, sem esfumar, porque o objetivo é que fique o bloco de cor mesmo. Eu ultrapassei um pouco o côncavo, pois minha pálpebra é gordinha e fiz um desenho tipo gatinho, puxando a sombra um pouco para fora.

Make-carnaval-foto1

2. Aplique o delineador contornando o desenho da sombra. Se preferir, pode inverter a ordem, fazendo primeiro o desenho com o lápis/delineador e preenchendo com a sombra depois. Para finalizar o olho, máscara de cílios e cílios postiços, se desejar. Eu não utilizei cílios postiços nas fotos. Alternativa: Você pode passar apenas o delineador normalmente, sem usar sombra e o contorno delineado por cima.

Make-carnaval-foto2

3. Agora começa a parte mais divertida! Faça o desenho da sua sobrancelha com o lápis preto ou delineador, para ficar bem marcada como nas ilustrações.

Make-carnaval-foto3

4. Hora de continuar os traços! Eu fiz apenas dois riscos próximos das sobrancelhas, como marcas de expressão, um acima do nariz, na covinha do queijo e na parte mais funda das bochechas. Além disso, contornei o rosto inteiro, mas não me preocupei muito com a parte de cima pois a peruca acabaria cobrindo. Fiz também traços no pescoço e no colo para ter mais detalhes.

Make-carnaval-foto4

5. Para a boca, aplique primeiro o batom normalmente e depois faça o contorno com o delineador ou lápis preto. Você pode contornar somente a parte de fora ou pintar também a parte interna dos lábios e preencher algumas linhas, como fiz nessa maquiagem. Para finalizar, faça os reflexos com o lápis ou tinta facial branca.

Make-carnaval-foto5

Observação: Provavelmente esse branco vai acabar misturando um pouco com o vermelho. Uma forma de deixar o branco mais forte é deixar espaços sem batom na hora da aplicação e apenas preencher esses espaços com o branco depois. Eu não me incomodo com o “branco não tão branco” que fica passando por cima do batom e acho que simplifica nossa vida assim.
Você pode finalizar a maquiagem aqui, que já fica com um efeito legal, ou fazer as bolinhas – o que eu acho mais legal! Se não quiser se encher de bolinhas, pode fazer apenas em algumas partes do rosto.

Make-carnaval-foto6

Você pode adicionar mais detalhes também, como as lágrimas, fazendo o desenho com o delineador e pintando de azul por dentro.

Make-carnaval-foto7

Máscara de Oncinha
Faz uns 4 ou 5 anos que eu sempre faço alguma máscara com maquiagem no carnaval. No ano passado eu fiz uma de oncinha, para usar junto com as orelhinhas que tinha comprado. Essa orelhinha veio num kit, com colar tipo coleira, pulseiras e rabinho, que vende em um monte de camelô nessa época e custa uns 5-10 reais.
Para o tutorial eu mudei uns detalhes e vou deixar fotos dos dois looks para vocês verem, porque preferi algumas coisas diferentes de cada um!
Você vai precisar de:
 Lápis com um tom próximo da pele (para fazer o desenho da máscara e facilitar na hora de cobrir ou apagar),
 Sombra bronze,
 Sombra ou Delineador dourado,
 Sombra champanhe, marrom e preta para os olhos,
 Delineador ou lápis preto,
 Máscara para cílios,
 Paetê e cola para cílios, se quiser finalizar com o contorno de paetês.
 Batom (da cor que preferir / batom ou lápis preto se quiser igual ao do tutorial)
1. Para começar faça o desenho da máscara com um lápis de tom próximo da sua pele, para ser mais fácil de cobrir depois ou de apagar, se borrar.

Make 2 - Foto 1

Detalhe: essa é a minha sobrancelha normalmente, com falhas, bem sem gracinha… Não me preocupei em ajeitá-la porque eu ia cobri-la com a máscara e pintá-la de dourado depois. 🙂
2. Preencha o desenho com uma sombra bronze. Eu usei a Color Tattoo na cor “Bad to the Bronze”, que é cremosa e de longa duração, então apliquei ela direto. Se você for usar uma sombra em pó comum, é melhor passar primeiro um primer em toda a região para ajudar a fixar a sombra.

Make 2 - Foto 2

3. Para os olhos, não fiz nada demais, passei apenas uma sombra champanhe na pálpebra móvel, esfumei o côncavo com marrom e depois escureci mais um pouco o cantinho externo com sombra preta. O foco maior ficou no delineador exagerado, que puxei bastante na parte interna e externa.

Make 2 - Foto 3

4. Após finalizar os olhos com a máscara de cílios, vamos à sobrancelha que está ali tão normal, pedindo um brilho! Passei uma sombra cremosa dourada, mas se preferir, deixa sem nada mesmo.

Make 2 - Foto 4

5. Hora de fazer o desenho da oncinha! Para isso é preciso um pincel mais fininho de delineador, delineador em caneta, ou então lápis mesmo. Faça várias letras “o” e “c” sem se preocupar muito com simetria ou traço certinho, como pode ver na foto. Só não fiz os desenhos no nariz. (Aqui eu resolvi mudar um pouco o delineador, passando rente aos cílios inferiores, juntando um pouco com o traço da parte interna).

Make 2 - Foto 5

6. Para dar um brilho a mais de carnaval, preencha os buracos dos “o’s” e “c’s” com a mesma sombra que usou para cobrir a sobrancelha.

Make 2 - Foto 6

Observação: Por enquanto a única diferença do look do ano passado é que dessa vez eu não apliquei sombra dourada abaixo da sobrancelha. A partir daqui eu já mudei algumas coisas!
7. Em vez de usar paetês para fazer o contorno da máscara, usei a mesma sombra dourada para cobrir toda a borda. Se preferir os paetês, é só usar cola de cílios para fixá-los na pele.

Make 2 - Foto 7

8. No look original, além de pintar a ponta do nariz com o delineador, finalizei apenas com os riscos do “bigode”, saindo direto do nariz, e usei um batom roxo. Nessa versão, eu puxei também uma linha até a boca, passei batom preto apenas no lábio superior e fiz os bigodes entre o nariz e a boca.

Make 2 - Foto2014-Foto2015

Consegui tirar foto no sol também para ver como fica o efeito!

Make 2 - Foto Final3 sol

Eu preferi a máscara com os paetês, mas gostei mais da parte da boca dessa segunda versão. E vocês, o que acharam?
Se fizerem um destes looks, mostra pra gente como ficou! 🙂 Beijos e bom carnaval!!!