Há alguns dias, me deparei no Facebook com uma postagem de uma pessoa indignada porque foi comprar um brigadeiro em uma famosa franquia de doces e desistiu porque ele custava quase cinco reais. Cinco reais um brigadeiro comum! E foi então que comecei a pensar sobre como diariamente nós nos obrigamos a consumir produtos de baixa qualidade, produzidos em escala industrial, cheio de gorduras ruins, entre outras coisas, e pior, pagamos caríssimo por issoParei pra pensar o quanto é surreal pagar dez reais em um sorvete de um fast-food, ou oito reais em um pedaço de torta daquelas franquias que tem em todo shopping, ou vinte reais em um saco de pipoca no cinema. Eu poderia citar mais vários exemplos de como a gente cai nessas ciladas.

IMG_2315

Você já parou pra pensar em como tudo aquilo é feito? Na qualidade dos ingredientes? Eu que sou do ramo da Gastronomia e tenho um atelier de doces, onde prezo ao máximo pela qualidade e frescor dos produtos, penso nisso o tempo inteiro e acho que todas as pessoas deveriam pensar um pouco também. Não, eu não estou falando pra você abolir todo fast-food da sua vida (apesar de ser um bom conselho, mas que eu mesma não sigo com tanto afinco). Estou querendo abrir sua mente para as possibilidades.
Eu já tinha outra receita pronta pra entrar na coluna, mas essa questão me fez parar pra pensar e querer mostrar pra você como podemos comer algo gostoso, barato, rápido e que acima de tudo, você sabe exatamente o que tem ali. Por favor, não estou dizendo que vou mostrar uma receita super saudável, com pouquíssimas calorias e tudo mais, mas você vai ter a certeza dos ingredientes que está usando, não vai ter um monte de coisas que você nem consegue pronunciar o nome. Nessa receitas usaremos um ingrediente já pronto que vai substituir a manteiga, o chocolate e o açúcar. Mas também estou prezando a praticidade pra ao invés de você sair pra comprar alguma coisa pronta, se animar em fazer, porque afinal, são só 3 ingredientes!
brownie de nutella 0

Brownie de Nutella com 3 ingredientes e calda quente de chocolate

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Facílimo

Ingredientes:

 350g de Nutella (300g para a massa e 50g para o recheio)
 2 ovos
 11 colheres de sopa de farinha de trigo (normais, sem ser muito rasa mas também sem formar aquele morrão.)
 50g de avelã (opcional)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180°.
Em um bowl, misture a Nutella com os ovos. Quando a mistura ficar homogênea, acrescente a farinha de trigo aos poucos, umas 4 colheres por vez. Mexa delicadamente até incorporar toda a farinha e, então, pare. Porque se mexer demais, ele vai ficar pesado e seco.
Distribua a massa em forminhas para cupcake ou em uma assadeira média (escolhi fazer na forma de cupcake porque assim sobra menos louça pra lavar, mas é importante que você use a forma com as cavidades para colocar as forminhas de papel ou pode colocar dentro de forminha pra empada ou qualquer outro recipiente do tamanho das forminhas de papel que possam ir ao forno, porque se você colocar só as forminhas de papel, elas vão abrir). Coloque uma colher de sopa de massa em cada forminha, um pouco de Nutella e cubra com o restante da massa. Se quiser, pode picar avelãs ou nozes grosseiramente e salpicar por cima.

brownie de nutella 14

Leve ao forno pré-aquecido por entre 12 e 15 minutos, pode ser até um pouquinho mais dependendo do seu forno. Uma dica é tocar na superfície dos brownies, se estiver durinho nas bordas e ainda meio molinho no meio, mas que não suje seu dedo quando você tocar, é esse o ponto que queremos!
Sirva ainda quente, mas se você fizer pra comer depois, esquente por uns 15 segundos no micro-ondas. 

Calda quente de chocolate

Ingredientes

 150g de chocolate (eu usei o amargo com 50% de cacau, mas você pode usar o que preferir)
♥ 7 colheres de sopa de creme de leite 

Modo de preparo

Derreta o chocolate no micro-ondas. Derreta de 10 em 10 segundos para não queimar.
Misture o creme de leite até virar uma mistura homogênea e brilhosa.

brownie de nutella 3

Dúvidas? É só deixar um comentário aqui com a sua pergunta. Seria legal também se você me dissesse o que mais gostaria de aprender. E se fizer a receita, já sabe: poste fotos no Instagram com a hashtag #hojevoucozinharassim e me siga (@riccijess)!