halloween1

Não sei vocês, mas eu AMO Halloween. De pouco tempo para cá comecei a me aventurar em maquiagens de efeitos especiais e são as que mais gosto de fazer, principalmente as mais bizarras e sangrentas!
Quem gosta dessa ‘área’ da maquiagem, sabe que os maquiadores usam uma série de materiais especiais e nem sempre nós temos acesso a eles, pois muitas vezes são difíceis de se encontrar, ou simplesmente muito caros para quem só vai usar vez ou outra. Por isso, pensei em mostrar 2 formas de fazer um efeito de corte com materiais fáceis de achar, baratos e muitos deles vocês já devem até ter em casa.
Corte com gelatina
Para a gelatina:
Gelatina incolor sem sabor
 Glicerina líquida (encontrada facilmente em farmácia)
 Água

 

Para a maquiagem:
 Pó facial, preferencialmente solto, ou talco mesmo
♥ Sombras ou batons com cores para hematoma – marrom, vermelho, roxo, amarelo
Delineador ou lápis preto ou marrom bem escuro
 Sangue artificial (costuma ser fácil de encontrar, principalmente nessa época, mas existem várias receitas caseiras na internet com materiais simples)
Modo de fazer a gelatina: Misture os ingredientes da gelatina, com as mesmas quantidades (1 colher de sopa de gelatina, 1 colher de glicerina e 1 colher de água). Aqueça aos poucos no micro-ondas (de 5 em 5 segundos) enquanto mistura nos intervalos. Provavelmente você vai precisar fazer isso umas 2-3 vezes até dissolver. Caso você encontre apenas a gelatina em folhas, também funciona, na mesma proporção (1 folha, 1 colher de sopa de glicerina e 1 colher de água), mas é um pouco mais chatinho de dissolver tudo. A que fiz nessas fotos foi com a folha!

halloween

Dicas:
♥  O cheiro fica meio esquisito e pode incomodar um pouco. Se quiser, coloque um pingo de hidratante depois que tudo estiver dissolvido e misture, que o cheiro vai ficar gostosinho como o do hidratante!
 A coloração fica um amarelo meio transparente e às vezes meio chato de pintar depois de seco. Coloque um pouco da sua base nessa mistura que facilita muito depois para fazer a maquiagem. Quanto mais base colocar, mais escuro vai ficar e dependendo da quantidade, pode acabar afetando a textura da gelatina, portanto, coloque realmente aos pouquinhos. Eu usei realmente um pequeno pingo quando fiz a minha mistura.
 Você pode guardar essa gelatina e usar depois, apenas aquecendo um pouquinho no micro-ondas para ficar líquida novamente. Guarde em um saquinho na geladeira e pronto!
Ela fica assim quando está aquecida:

maquiagem-halloween-gelatina-aquecida

E assim, quando está durinha:

maquiagem-halloween-gelatina-dura

Eu guardei a minha em um potinho e ficou nesse formato.
A maquiagem:
Coloque a gelatina ainda líquida na pele, mas não muito quente, para não se queimar! Com uma espátula ou um palito, faça o corte onde desejar e separe um pouco as extremidades na grossura que desejar. Isso precisa ser feito antes da gelatina secar completamente, mas se ela estiver muito líquida, você não vai conseguir deixá-la separadinha no corte. É algo que você precisa testar para conseguir deixar direitinho, mas não é nada do outro mundo!

maquiagem-halloween-corte-1

Depois que a gelatina endurecer, passe o pó facial ou talco, para deixá-la sequinha e você poder trabalhar nela. Caso já tenha colocado a base na gelatina, a cor provavelmente já estará certinha para sua pele, o que facilita bastante! Se desejar, faça hematomas ao redor do corte, com as sombras ou batons coloridos. Você precisa ir esfumando aos poucos. Se for usar batom, é bom usar uma esponja para as cores ficarem mais suaves. Essa parte é totalmente opcional. Cortes com a pele “limpinha” do lado de fora também ficam muito legais, mas eu queria algo bem chamativo. Passe o lápis ou delineador preto ou marrom escuro na parte interna do corte, para dar mais profundidade, pinte também as “paredes” de pele interna do corte, nas laterais, sabe? Depois é só colocar bastante sangue e pronto!

maquiagem-halloween-corte-2maquiagem-halloween-corte-3

Eu resolvi escurecer um pouco o hematoma mas depois que vi as fotos acho que preferia como estava antes… Fiquei olhando para uma agulha e pensei em “suturar” o corte, mas a gelatina é muito molinha e não deu muito certo. De qualquer forma, achei legal a foto!

maquiagem-halloween-corte-4

O problema da gelatina é que com o suor e calor do corpo, ela pode acabar soltando da pele, então não duraria tanto, mas dá para fazer uma gracinha no Halloween! Depois dessas peripécias com a agulha, pensei em fazer outro “corte”, com coisas mais normais mesmo, sem gelatina, mas usando essa ideia da sutura. Se você quiser, pode fazer apenas a parte da sutura na boca, por exemplo. Já vi várias vezes essa maquiagem! O problema é que para ficar direitinha, acaba limitando um pouco a movimentação dos lábios e eu não sou uma pessoa que consegue ficar muito tempo quieta…
Uma alternativa é fazer isso apenas nos cantinhos da boca também! Mas vamos à ideia do corte em si:
Materiais:
 Lápis de olho ou de boca para fazer o traço inicial – a cor não impacta muito. Usei um marrom meio avermelhado
♥ Sombras ou batons com cores para hematoma – marrom, vermelho, roxo, amarelo
♥ Delineador preto – como nesse caso não tem a gelatina para dar uma profundidade, é importante o delineador preto para dar essa ilusão do corte
 Linha preta ou da cor que quiser porque a sutura é sua.
♥ Cola para cílios
 Sangue artificial
Com o lápis, faça um traço no formato e tamanho do corte que você quiser. Esfume um pouco com uma sombra marrom para facilitar o efeito do hematoma. Da mesma forma que no passo a passo anterior, misture um pouco das sombras e/ou batons para dar esse efeito de hematoma. Faça um traço um pouco mais fino com o delineador no formato do corte, para dar essa impressão de profundidade. 

maquiagem-halloween-passo-a-passo-corte1maquiagem-halloween-passo-a-passo-corte2

Marque com o lápis os locais onde a sutura irá ficar. É bom esfumar um pouco esses pontinhos com um pouco de vermelho, mas como o lápis que usei já tinha uma cor um pouco de sangue seco, acabei deixando apenas ele. Para dar a mesma impressão de profundidade que o corte, faça pontinhos com o delineador. Isso vai ajudar o efeito da sutura dentro da pele. 

maquiagem-halloween-passo-a-passo-corte3

Com cola para os cílios, cole os pedacinhos de linha nos pontinhos. Usar uma pinça deve facilitar mexer nas linhas. Eu coloquei um pinguinho de cola em cada pontinho e fui colocando as linhas, pois achei mais rápido do que colocar a cola em cada linha. Para colar as linhas, espere uns 30 segundos depois de aplicar a cola, para que ela esteja pegajosa – da mesma forma que aplicamos cílios postiços mesmo. Se colocar imediatamente, a cola está muito líquida e fica sambando ali sem colar nadica…Essa cola vai secando transparente, mas se você achar necessário, retoque um pouco o delineador preto em volta da linha. Com um pincel fino, passe o sangue artificial no meio do corte e nos pontinhos das suturas e prontinho!!!

maquiagem-halloween-passo-a-passo-corte4maquiagem-halloween-passo-a-passo-corte5

Achei minhas suturas muito ‘largas’, mas gostei assim. Se preferirem, podem fazer mais justinhas e fazer também um nozinho nelas para parecer sutura mesmoCada um pode adaptar para como preferir! Espero que as dicas sejam úteis para quem quiser fazer umas gracinhas de última hora! Um beijo!!

 

maquiagem-halloween-andrea-passo-a-passo

 

Há 2 anos fui parada na blitz com essa maquiagem!