No início de agosto, contei aqui, nesse post, que a Mercatto lançou a linha de roupas plus size “Livre!”. A coleção de estreia veio com 30 peças até o tamanho XGG (52/54) e as vendas começaram, exclusivamente, nas lojas do Shopping Nova América e Norte Shopping, e também pela loja virtual, para quem não mora no Rio de Janeiro. Mas, calma, porque já já a Mercatto estende a venda para as suas mais de 90 lojas espalhadas pelo Brasil todo. 
 A coleção completa está em www.mercatto.com.br

Da esquerda para a direita: Vestido florido com recorte no ombro Vestido preto com fenda lateral | Vestido decote V | Body strappy e Pantacourt | Vestido listrado e Casaco alongado | Vestido cachecouer  | Body strappy | Blusa listrada e Pantacourt | Blusa azul

Como muitas de vocês, também fiquei ansiosa para conhecer as roupas de perto e, no dia do lançamento, corri para provar e ver o caimento delas no meu corpo. Infelizmente, não consegui vestir tudo o que gostaria porque a loja estava uma loucura de cheia, porém o que experimentei foi o suficiente para ter uma ideia do que a estilista Adriana Jucá tinha criado pra gente. Vou contar agora alguns detalhes que pude observar experimentando as peças da coleção plus size de estreia da Mercatto.
Estilo e Modelagem
Logo de cara, percebi que os vestidos e as blusas são as peças que ganharam mais destaque nessa coleção. O estilo das roupas foi pensado para atender mulheres de idades variadas em diferentes ocasiões e estilos de vida. Tem modelagem para agradar quem gosta de conforto no dia a dia, pra quem precisa ficar mais arrumada no ambiente corporativo e também pra poder curtir o fim de semana intensamente em uma festa com as miga ou almoçar com a família no domingo. As peças com pegada mais jovem e atual foram as minhas preferidascomo, por exemplo, o vestido justo listrado, a pantacourt e o body strappy. As que eu não usaria são as peças com modelagem mais ampla, as que ficam larguinhas no corpo, como a blusa azul e o vestido estampado com decote V (fotos acima) porque achei que o tipo de manga usado deu a impressão de que eu estava vestindo um número maior do que o meu só nos braços. Não curti mesmo! 
♥ Tecidos e Estampas
A marca registrada da Mercatto sempre foi fazer roupas estampadas e esse DNA também está presente na linha plus size. Listras e floral aparecem em maioria e, quando juntamos com as peças lisas da coleção, rendem mais combinações de looks. O tecido plano aparece para quem, como eu, não aguenta entrar em uma loja plus size e só encontrar malha pra vender. Mas é claro que as malhas são importantes e foram usadas nas roupas mais informais, para garantir conforto e mobilidade para quem gosta de se vestir assim também. Fiquei feliz que a coleção tenha equilíbrio de tecidos, nem muito e nem pouco de um só tipo. 
♥ Tamanhos
Assim que abri a tabela de medidas da Mercatto, logo percebi que os tamanhos não estavam muito parecidos com o que estou acostumada a usar das demais lojas plus size que compro. De acordo com as medidas, eu seria o maior tamanho da tabela e isso foi bem estranho! Não porque eu me importo com o tamanho da etiqueta, longe disso, mas porque, certamente, as pessoas que são maiores do que eu não teriam a mesma oportunidade na hora da compra. Então, antes de xingar muito no Twitter, procurei entender como eram essas tamanhos indo até uma loja experimentar. Concluí que as peças realmente não seguem um padrão. As que possuem elastano eu consegui vestir no meu tamanho (GG/48) e as de tecido plano (aquelas que não esticam) tiveram que ser números maiores para caber. No entanto, nem todas as que não esticam precisei pegar o maior tamanho (XGG/52-54) e muitas delas me serviram no tamanho intermediário (XG/50). A dica é: sempre experimente! Caso você não possa comprar em uma loja física, não siga a tabela da loja virtual como único meio para saber sobre os tamanhos, olhe também os detalhes da peça (tecido, se estica, etc.) e procure conversar com pessoas que já vestiram as roupas da loja, isso ajuda bastante. É pra isso que esse blog existe! Vale a pena também questionar a marca e reivindicar tamanhos mais coerentes
♥ Preços e Entrega
A Mercatto é sempre bem democrática com os valores cobrados nas roupas, porém as peças plus size estão mais caras do que as peças da grade regular. Por isso, fiz uma pesquisa na loja virtual para comparar e ver a diferença de preço entre elas. Como mostra a foto, a diferença varia de 20 a 50 reais entre peças parecidas da marca. Embora os preços da coleção “Livre!” se assemelhem aos das roupas de outras lojas, não fiquei muito animada em pagar mais caro do que as clientes magras da Mercatto. Adoraria poder comprar um kimono por 70 reais ou um vestido por 60, por exemplo. Enquanto aguardamos os ajustes após a coleção de estreia, pelo menos a entrega da loja virtual é rápida. Fiz uma compra em uma quinta-feira e ela foi entregue na terça da semana seguinte. 

O que achou do post? Compartilhe com as amigas!