No último domingo, dia 27 de agosto, aconteceu a 16ª edição do Fashion Weekend Plus Size, em São Paulo. As tendências da próxima estação foram apresentadas na passarela por marcas femininas e masculinas, através de desfiles e de exposição no salão de negócios. Além disso, o evento contou com uma programação de talks e palestras voltados, principalmente, aos lojistas.

Eu estive lá para trabalhar como modelo e observei bem de pertinho o que as marcas prepararam para o verão plus size 2018. As apostas das marcas que desfilaram no FWPS, conto agora para vocês: 
Mais Pano – No mercado há 6 anos como e-commerce de moda masculina Plus Size, com as peças vão até o número 80 e sem distinção de estampas ou modelagens. Em sua primeira participação no FWPS, a Mais Pano apresentou a sua coleção de verão  e mandou a seguinte mensagem: “Seu tamanho não define sua roupa. Um número não define o seu estilo. Você é quem define o que vai vestir”.

Maria Abacaxita – A marca fun size apresentou coleção inspirada na natureza brasileira por meio de estampas florais, ressaltando a originalidade e graciosidade da marca. Nessa edição as modelos desfilaram usando calçados Piccadilly, parceira da marca nessa edição do evento.

Umen – A marca masculina que já participou de outras edições do FWPS, destacou-se por trazer camisas, calças, bermudas e camisetas com estampas diferenciadas, mostrando toda ousadia que o gordo pode ter ao se vestir!

Pernambucanas – A coleção de Primavera-Verão 2017/2018 buscou inspiração em um Safári Tropical. O tema traz feminilidade ao apresentar estampas lenço combinadas com florais e folhagens. Rendas, bordados, babados e texturas delicadas trouxeram leveza e personalidade para os looks. E não parou por aí! Há novidades na coleção de lingerie: a linha Romântica traz como tema o frescor do verão, com destaque para fio tinto e os florais, enquanto a linha Sensual tem os bordados contrastantes como principais ícones.

Vislumbre – A marca gaúcha de lingerie que é veterana do FWPS apresentou uma coleção lindíssima com alças de sutiã bem trabalhadas, tops croppeds e sutiãs com renda; a linha noite ousou com espartilhos, camisolas e cintas-ligas; a coleção de moda praia também foi um destaque da marca em que tive o prazer de desfilar em março desse ano. Pensem em uma lingerie de qualidade, que se adequa ao seu corpo e te permite ousar sem medo de ser feliz! Virei fã e se quiserem eu conto com qual representante eu compro aqui no Rio de Janeiro, até porque mana que é mana serve para essas coisas nenon?

Gracia Alonso – Em sua segunda participação no evento, a marca esbanjou elegância e sofisticação por meio de sua coleção com destaques para a combinação black & white e o verde-água que traz todo o frescor do verão. Um arraso!

Reizz – Com o slogan: “é moda para todos os gêneros, amores, etnias e tamanhos”, a marca do jogador de futebol Cleber Reis com seu irmão e cunhada, a modelo Plus Size Lis Maria Pinheiro, trouxe uma coleção que mescla o urbano, o casual e o elegante. O ponto alto no desfile foi o show de diversidade, trazendo para a passarela modelos de diferentes faixas etárias, nisso inclui crianças fofíssimas, e biótipos, sendo considerada pelo público um dos grandes destaques da noite.

Arsiè – A marca gaúcha de lingerie e moda praia ingressou pela primeira vez no FWPS com uma coleção inspirada nas mulheres de atitude, com personalidade, traduzindo essas características por meio da valorização das silhuetas e tecidos que se adaptam ao corpo. Quem estava na plateia presenciou um show de conforto e elegância!

Zuya – A marca começou como e-commerce de moda feminina plus size, mas para nossa alegria, a proprietária Bia Ceyala percebeu que ainda faltavam opções para o público jovem e com numerações além do 52, então ela criou sua marca própria, trazendo peças que vão do 46 ao 62. A coleção verão 2018 está incrível e foi nomeada “ Mandacuru”, com estampas fofíssimas que remetem ao sertão e ao cangaço. Tive o prazer de conhecer a marca no Big Mercado Plus Size e desfilar para a Zuya foi mais que uma honra! Além das peças serem super confortáveis, tem cortes que valorizam nossas curvas e que estão em alta também nas tendências da moda regular. Só tenho elogios mesmo!

Wonder Size – Um dos pontos altos da noite, a marca criada pelas amigas e sócias Amanda Momente (Empreendedora de 28 anos) e Marioli Oliveira (Designer de 32 anos) fez o maior sucesso na sua estreia na FWPS! Wonder Size traz uma proposta de roupa casual fitness, que transita entre as academias e as atividades do dia a dia, com peças focadas no conforto e na sustentação adequada, sem perder sua praticidade e beleza. No evento foi lançada a coleção EAT.ME, que vestem do 44 ao 66. Em sua apresentação teve de tudo: as dançarinas maravilhosas do Grupo Me Gusta, a influenciadora digital super querida Dani Rudz e a modelo mais irreverente e tombadora de forninhos, Bia Gremion, que desfilou exclusivamente para a marca. Tive a oportunidade de desfilar pra essas queridas e resumo a experiência em uma frase: tô na fila pra comprar minha calça Joanna Darc.

Rainha Nagô – A marca de estilo afro pop marcou presença em mais uma edição do FWPS e trouxe uma coleção original e diferenciada, com pegada street. Dos bastidores dava para ouvir os gritos alvoroçados, sinal de que arrasaram na passarela!

Afro Style – A nova marca masculina plus size foi criada pela mesma equipe da Rainha Nagô e trouxe a mesma pegada urbana inspirada nas ruas americanas, com cores vivas e quentes e muito estilo e atitude, marca registrada da Rainha.

Além dessas marcas, o Salão de Negócios contou também com a participação de marcas queridas e conhecidas no meio plus pelos seus acessórios originais e irreverentes. Foram elas a Mary Help, com acessórios criativos e sustentáveis; a Thalita Laleme, marca de acessórios ousados, coloridos e divertidos; e Chapéus 25, que apresentou uma infinidade de modelos femininos e masculinos para todos os gostos.
Parabenizamos a Renata Poskus, diretora do evento, e toda sua equipe pela excelência em mais uma edição do Fashion Weekend Plus Size. Que venham as edições de 2018 para marcarmos presença novamente!